Sem categoria

3 dicas para escolher o servidor correto!

Por 8 de abril de 2016 Sem comentários

Pensando em adquirir um servidor para sua empresa? Parabéns, é hora de expandir os negócios!
Seguem três dicas para nortear a pesquisa de mercado que irá seguir na hora de decidir qual servidor comprar.

MAS DE MANEIRA SIMPLES, O QUE É UM SERVIDOR?

É um computador de alto desempenho feito para executar algumas tarefas específicas através de um sistema operacional feito para isto: ele é pensado para executar várias tarefas de diversos usuários ao invés de executar tarefas de um único usuário.

Servidor Dell

1. Qual o tamanho do seu parque tecnológico?

Saber dimensionar o “tamanho” da tecnologia que sua empresa utiliza. Quantos computadores? Quanto notebooks? Quantos tablets? Quantas redes? Quantos pontos de acesso à internet?
Todas estas são questões muito importantes de serem medidas e analisadas para que se decida quais as especificações do servidor que melhor se adequa a sua empresa e ao quanto ele irá crescer.
Não esqueça que um servidor com maior capacidade pode demorar mais para ser trocado à medida que a empresa crescer.
2. Quais suas atividades e qual a maioria de tarefas de processamento?

Depois de medir  o tamanho do seu parque respondendo às questões acima, questione-se: Qual o tipo de informação que meus colaboradores mais processam durante o dia a dia da minha empresa? Se a resposta for planilhas de dados e textos, bancos de dados pequenos, funções de internet como navegação e downloads de arquivos pequenos – bem – todas estas são tarefas leves que demandam um servidor menos robusto de menor capacidade de processamento. Se as Atividades forem edição de vídeos, tratamento de fotos, animações, bancos de dados complexos e atualizados em real time, downloads de arquivos pesados – bom – então o servidor indicado neste caso tem de ser robusto e com uma capacidade grande de processamento.

“O poder do processamento não deve ser pensado apenas na questão do hardware mas também no software que irá executar os processos do servidor, dois produtos que geralmente são vendidos separadamente.”

3. Se minha empresa depende do bom funcionamento do meu servidor, o que preciso levar em consideração para este continuar saudável?

Deve-se considerar que a segurança de todas as atividades da empresa agora está no seu servidor. Um software de back up e segurança é ser fundamental para que se mantenha o bom funcionamento do servidor e para não haver perde de dados caso algum problema venha a ocorrer.
Preste atenção: O poder do processamento não deve ser pensado apenas na questão do hardware mas também no software que irá executar os processos do servidor, dois produtos que geralmente são vendidos separadamente

Agora que já sabemos quais questões analisar aguardem os próximos posts onde iremos discutir os tipos de servidores, entre outras questões de tecnologia e TI.