Considerando aumentar ou modernizar parte do parque tecnológico da sua empresa? Notebooks são ideais para gestores que precisam carregar consigo seus PC´s ou para aqueles funcionários que podem trabalhar de casa ou vão a constantes reuniões.
Alguns aspectos devem ser levados em consideração no momento de adquirir novos notebooks. Abaixo listamos 3 dicas importantes no momento de avaliar o custo benefício:
Iremos comparar modelos de entrada (mais baratos, a partir de R$2.100 aproximadamente) x modelos top linha (mais caros, a partir de 3.900 aproximadamente).
Antes de qualquer análise mais profunda deve-se entender qual será a utilização do notebook em questão: utilizar a internet? Responder e-mails? Acessar bancos de dados menores? Editores de texto? Tem-se algumas funções que necessitam menor capacidade de processamento e armazenamento; trabalhar com imagens pesadas? Editores de vídeos? Softwares de engenharia e design? Tem-se algumas funções que necessitam maior capacidade de processamento e armazenamento.
1- Velocidade – HD ou SSD?
Normalmente os modelos de entrada vem de fábrica com HDs. HDs são as unidades de armazenamento mais comuns. São mais pesadas e lentas que as unidades SSD. O SSD é vantagem pois possibilidade um design mais fino e mais leve facilitando a portabilidade do note e também garante maior desempenho e velocidade no momento de mover e gravar arquivos e ao carregar o sistema operacional.
2- Tela
Independentemente do tamanho da tela geralmente de 13″, 14″, 15″ ou 17″ o importante é a resolução da mesma. O formato HD de 1366 x 768 pixels que está presente nos modelos de entrada em telas de 15 ou 17 polegadas não vão permitir ao usuário desfrutar da melhor qualidade de vídeos e fotos em Full HD de 1920 x 1080 pixels. Por isto é importante não apenas considerar o tamanho da tela, mas também sua resolução. Lembrando que telas menores tem menor peso e facilitam a portabilidade.
3- Memória Ram
A memória Ram do notebook está ligada a performance geral do mesmo. Notebooks de entrada geralmente vem com 4GB de memória Ram o que permite executar as tarefas do Windows 10 com certa tranquilidade. Porém aplicativos mais densos como softwares gráficos ou bancos de dados mais complexos farão com que a velocidade de processamento fique comprometida com apenas 4GB. As opções aqui são comprar adquirir um note com possibilidade de expansão da memória ou optar com um modelo mais avançado que venha com 8 ou 16GB de memória Ram para tarefas mais pesadas e complexas.