Armazenamento

Armazenamento de dados: Os cinco principais desafios da implantação de armazenamento

Por 16 de janeiro de 2020 Sem comentários

As implantações de armazenamento corporativo sempre envolvem riscos e possíveis armadilhas. Atualizar hardware, trocar de fornecedor ou alterar os processos de backup e recuperação são exemplos de como expor os sistemas de produção a interrupções, falhas e perda de dados.

Naturalmente para evitar todos esses riscos, existe a necessidade de se investir em melhorias no processo de armazenamento de dados.

Para auxiliar nesse desafio, o desenvolvimento de tecnologias como infraestrutura hiperconvergente, armazenamento totalmente em flash e baseado em objetos estão aumentando as opções de tecnologia oferecidas.

Portanto, implantado com cuidado, o armazenamento de dados pode aumentar o desempenho e reduzir custos. Mas as empresas precisam equilibrar o potencial uso do armazenamento com a necessidade de “manter as luzes acesas”.

Por isso, separamos alguns conselhos sobre resolver os principais desafios na implantação e operação de armazenamento de dados.

Abaixo trazemos os desafios a serem enfrentados para uma implantação de armazenamento eficaz.

 

Desafio 1: Silos de armazenamento

É bastante comum os especialistas em TI trabalharem em silos. Um silo de dados é um repositório que permanece sob o controle de um departamento e é isolado do restante da organização. Os silos de dados podem ter raízes técnicas ou culturais.

A maior armadilha é se você ainda está comprando armazenamento por projeto, criando silos e legados indesejados.

Uma das coisas mais importantes que você pode fazer é começar a isolar suas decisões de armazenamento por decisões de aplicativos. Por exemplo, apoiar o armazenamento hiperconvergente ou definido por software, adicionando mais aplicativos e capacidade à medida que a necessidade e a oportunidade surgirem.

As equipes de armazenamento precisam sair de seus silos e começar a pensar como um provedor de serviços de armazenamento ou nas linhas de negócios. “Se não o fizerem, não se surpreenda que o trabalho seja terceirizado ou vá para um provedor de nuvem público.

Desafio 2: Não verificar a utilização de recursos e os custos de armazenamento

As organizações geralmente usam apenas metade do armazenamento que possuem e, portanto, pagam mais do que precisam.

Existem boas e más razões para isso, desde o provisionamento de picos nos requisitos, uma boa razão, até o mau planejamento ou gerenciamento do sistema, o que é uma coisa ruim. Todos os recursos subutilizados ainda consomem espaço e precisam ser mantidos, energizados e refrigerados.

Isso aumenta os custos de capital e operacionais. Os sistemas locais são caros e geralmente são investimentos iniciais. A maioria dos clientes prefere comprar sistemas ao invés de “alugá-los” de um fornecedor. Esse é um investimento significativo e, usado apenas para a metade do armazenamento. Desta forma as empresas estão potencialmente dobrando os custos.

Desafio 3: Negligenciar o backup e a recuperação de desastres

O backup e recuperação de desastres (DR) fazem parte das agendas em diversas salas de reunião atualmente. Recentes incidentes relacionados a interrupção de negócios devido a problemas de TI chegaram às manchetes, assim como a ameaça representada pelo ransomware.

A capacidade de replicar e tornar os dados redundantes é um custo extra geralmente negligenciado pelas empresas ao considerar qualquer forma de armazenamento.

Localmente, o desafio se torna ainda maior, processos e procedimentos, as tecnologias usadas para DR, assim como o tamanho das conexões de rede, precisarão ser avaliados e alterados.

Os analistas também apontam que os sistemas de armazenamento e backup de dados podem ter uma brecha nos sistemas de produção e devem ser protegidos e monitorados para resistir a um ataque de ransomware.

Desafio 4: negligenciar habilidades

O desafio enfrentado por qualquer CIO é encontrar as pessoas corretas com as habilidades necessárias para o gerenciamento e backup de dados. A falta de profissionais com o perfil adequado às responsabilidades de gestão de dados, coloca em risco todas as operações da empresa.

Os fornecedores têm tentado tornar as habilidades e o treinamento menos problemáticos, usando a IA para automatizar muitas tarefas. Mas as organizações precisam considerar esse aspecto das habilidades antes de decidir executar o armazenamento localmente ou na nuvem.

Desafio 5: negligenciar os requisitos de negócio e o uso da arquitetura de dados adequada ao projeto

Os modernos sistemas de armazenamento e backup são robustos e flexíveis e também complexos. Mas muitas dessas soluções são projetados com base na tecnologia disponível, e não no aplicativo e em seus requisitos de dados.

Esse é especialmente o caso de aplicativos como IA, onde a latência deve ser muito baixa, ou a Internet das coisas , onde o processamento de dados no limite certo é vital para ajudar a empresa a tirar proveito das informações adicionais.

O armazenamento centralizado e convencional não funciona bem no limite. Em vez disso, são necessários sistemas mais simples com custos indiretos de gerenciamento mais baixos.

Basicamente, você deve começar com os aplicativos e mapeá-los para os serviços e o armazenamento que precisa comprar.

A dica final é se basear na carga de trabalho para ter sucesso na implantação de armazenamento. Pensar que dados ‘não é problema meu’ é a maior armadilha para os departamentos de TI.

Entre em contato com a A4 informática e compartilhe suas opiniões e dúvidas com os nossos especialistas, eles estão prontos para responder às suas perguntas e ajudar no desenvolvimento de sua empresa, impactando positivamente na satisfação dos seus clientes.

Sobre a A4

No mercado de tecnologia desde 1999 a A4 Informática, oferece soluções completas em tecnologia. Ao longo deste período desenvolvemos um modelo de trabalho diferenciado, apostando na qualidade de produtos e serviços com alto valor agregado aos nossos clientes.

Temos um portfólio que atende nossos clientes de ponta-a-ponta. Desde computadores e PCs até soluções de infraestrutura em servidores, armazenamento e rede de alto valor agregado, garantindo alto desempenho e disponibilidade.