Quais especificações de hardware devo considerar ao selecionar um servidor para virtualização? E é melhor substituir todos os meus servidores ao mesmo tempo ou escalonar a atualização do hardware?
A virtualização de servidor traz uma utilização de sistema muito melhor, flexibilidade de carga de trabalho e outros benefícios para o data center.
Mas, apesar de seus benefícios, a virtualização não é perfeita, os desafios que surgem da virtualização podem desperdiçar recursos e levar os administradores ao ponto de ruptura, por isso a importância da escolha de uma infraestrutura de hardware adequada para o seu negócio.
Tenha em mente seus objetivos ao escolher as especificações de hardware
Ao selecionar um servidor para virtualização, considere principalmente CPU, memória, armazenamento e I/O (entrada e saída) de rede. Todos os quatro elementos são fundamentais para a consolidação do servidor.
Em termos de especificações de CPU, você deve avaliar o número de núcleos, tamanho do cache interno e velocidade do clock.
Pense no que você deseja alcançar com sua infraestrutura virtual e os tipos de cargas de trabalho que você executa ao escolher uma CPU para virtualização. Se reduzir sua pegada é o objetivo principal, considere ir com um número maior de núcleos em vez de velocidades de clock mais rápidas.
No entanto, se o desempenho da carga de trabalho for uma preocupação maior, velocidades de clock mais rápidas e menos núcleos podem fazer mais sentido.
Mais memória e armazenamento também ajudam na consolidação do servidor, mas você deve dimensionar a memória e o armazenamento de acordo com suas necessidades para não acabar com o desperdício de recursos.
Por fim, certifique-se de ter largura de banda de rede suficiente para acomodar suas cargas de trabalho virtuais.
Provisione recursos suficientes para cargas de trabalho de VM
Cargas de trabalho exigentes exigem uma abordagem criativa para alocar recursos do processador. Cada aplicativo e seus requisitos de computação são diferentes.
A maioria das VMs operará normalmente com uma única vCPU (virtual CPU), mas para cargas de trabalho mais trabalhosas, como bancos de dados ou servidores de e-mail, você pode precisar de até quatro vCPUs.
Para começar, provisione o mesmo número de processadores virtuais que os requisitos de processador físico do aplicativo determinam e, em seguida, continue a partir daí. Em outras palavras, se o aplicativo requer duas CPUs físicas, atribua duas vCPUs a ele e monitore o desempenho para ver se ele precisa de mais.
Além disso, se a carga de trabalho for particularmente exigente, atribua vCPUs de diferentes núcleos para equilibrar a carga. Aplicar regras de afinidade pode ajudá-lo a especificar quais CPUs as VMs devem ou não usar.
Os desafios da escolha do hardware adequado
Os principais desafios na escolha da CPU incluem a velocidade do clock e o número de núcleos. É possível, por exemplo, resistir à tentação de comprar as CPUs mais rápidas possíveis, podendo ser mais econômico optar por velocidades de clock de CPU mais modestas (e menos caras) e optar por uma CPU com um número maior de núcleos.
Invista em CPUs mais rápidas apenas quando o desempenho da carga de trabalho exigir. Se você realmente deseja desempenho máximo em um servidor para virtualização, invista em CPUs com caches internos maiores.
Além disso, as máquinas virtuais são executadas em memória, portanto, a quantidade adequada de memória oferecerá suporte para consolidação da VM. No servidor utilizado na virtualização deve haver pelo menos memória suficiente para suportar o número de cargas de trabalho que você espera executar no sistema.
Porém, memória em excesso simplesmente pode representar desperdício de dinheiro, enquanto a insuficiência comprometeria o uso ou o desempenho. Lembre-se de que os recursos de resiliência, como economia ou espelhamento de memória, exigirão módulos adicionais, que não serão adicionados ao pool de memória disponível.
Cada carga de trabalho precisa de acesso à rede, portanto, certifique-se de que haja largura de banda adequada disponível em qualquer servidor para virtualização. Por exemplo, a placa de interface de rede (NIC) Gigabit Ethernet (GbE) comum em servidores de estoque quase certamente será inadequada para um servidor virtualizado moderno.
Considere atualizar a interface de rede com uma NIC de porta dupla ou quadrupla. Você pode até considerar uma NIC de 10 GbE se as demandas de carga de trabalho justificarem.
Os servidores representam um investimento de capital significativo
Certifique-se de trazer um servidor certo ao seu data center para virtualização. Em contato com o seu fornecedor, você poderá testar o desempenho do hardware antes de uma escolha final.
Esta é uma excelente oportunidade para identificar possíveis descumprimentos dos requisitos do sistema e refinar suas especificações antes de fazer a compra real. Os fornecedores reconhecem que é do seu interesse ajudar os clientes com especificações e unidades de avaliação.
Quando se trata do momento certo de sua compra, a escolha geralmente se baseia mais em uma decisão de negócios do que em uma questão técnica. Certamente é possível comprar e atualizar toda a frota de servidores ao mesmo tempo, e as maiores compras costumam oferecer descontos por volume. No entanto, isso requer o maior investimento de capital e representaria o maior perigo de interrupção do ambiente de produção.
Em vez disso, muitas empresas optam por escalonar as compras de servidores ao longo do ciclo de vida do sistema. Isso resulta em compras de rotina menos dispendiosas e menos perturbadoras.
Por fim, os compradores podem aproveitar a evolução contínua do hardware do servidor. Por exemplo, CPUs de última geração que podem ser muito caras hoje podem ser acessíveis em um ou dois anos.
Sobre a A4
No mercado de tecnologia desde 1999 a A4 Informática, oferece soluções completas em tecnologia. Ao longo deste período desenvolvemos um modelo de trabalho diferenciado, apostando na qualidade de produtos e serviços com alto valor agregado aos nossos clientes.
Nossos consultores são preparados para entender os objetivos da sua empresa e oferecer as melhores soluções em tecnologia que facilitarão o alcance dos resultados desejados.
Contamos com o mais alto nível de parceria com a Dell Technologies, oferecendo produtos e serviços que melhoram o desempenho e contribuem diretamente na inovação tecnológica das empresas.
Fale com nossos especialistas: https://a1inf.com/orcamento-contato/