tecnologia

SSD versus HD: entenda as principais diferenças e saiba quando comprar um ou o outro.

Por 23 de maio de 2016 Sem comentários

HardDisk O popularmente conhecido HD – hard disk em inglês e disco rígido em português – é uma unidade de armazenamento de dados de memória não volátil, isto é, é uma unidade que não perde os dados nela gravados com o desligamento do sistema. O HD está presente em PC´s desktops, em notebooks, em servidores e nos PC´s modelo All in one como o Dell Inspiron all in one.. Estas são máquinas que precisam de HD pois trabalham realizando tarefas usualmente mais pesadas que dos tablets e smartphones que utilizamos no nosso dia a dia.
Os dados do HD são gravados em discos magnéticos e quanto mais finos são estes discos melhor e mais rápida é a qualidade da gravação. Existe um braço móvel que corre a superfície do disco magnético e é responsável por ler e gravar todos os dados e esta estrutura fica dentro de uma caixa metálica que serve para a proteção do conjunto.

“É por possuir uma parte eletromecânica que o HD torna-se mais lento que o SSD para realizar o mesmo processo de leitura e gravação”.  

SSD

O SSD é uma unidade de armazenamento de memória não volátil, isto é, é uma unidade que não perde os dados nelas gravados com o desligamento do sistema. O SSD funciona como uma memória ram, é composto por chips de memória flash o que permitem que ele não possua nenhuma parte mecânica. A isenção da parte mecânica é justamente o que faz do SSD mais rápido, mais silencioso e menos quente que o HD.

Comparando:

É por possuir uma parte eletromecânica que o HD torna-se mais lento que o SSD para realizar o mesmo processo de leitura e gravação. Além de consumir mais energia e também esquentar muito mais o conjunto inteiro.

A vantagem do HD para o SSD definitivamente é o custo beneficio, o HD claro, oferece maior capacidade de armazenamento por um preço menor.
Em comparação, as duas peças seriam ideais trabalhando em conjunto. Algumas tarefas funcionando no HD e algumas tarefas funcionando no SSD. Esta combinação com certeza iria proporcionar maior velocidade e espaço na máquina, seja ela um servidor ou um notebook.